PRÓPOLIS - Complemento alimentar e remédio natural

O que é:- A Própolis é uma substância resinosa elaborada pelas abelhas a partir de elementos vegetais coletados na natureza e secreções do seu próprio corpo. Possui propriedades balsâmicas, anti-sépticas, cicatrizantes, anestésicas e nutritivas entre outras. Entre suas substâncias ativas mais importantes estão os “flavonóides” e os “polifenois”, que agem reforçando o sistema imunológico humano e animal. Essa qualidade faz com que seja muito conhecida popularmente como "o antibiótico natural produzido pelas abelhas".
Para que serve:- O Extrato de Própolis pode ser usado com as seguintes finalidades: a) complemento alimentar regulador das funções vitais b) estimulante das defesas orgânicas e da regeneração celular c) anti-séptico de largo espectro d) cicatrizante, inclusive de ulcerações internas e) descongestionante, expectorante e antitussígeno f) antiinflamatório g) antimicótico. O uso de produtos á base de Própolis pode apresentar benefícios em casos de gripe e resfriado, amidalite, faringite, sinusite e outros problemas das vias respiratórias; prisão de ventre, úlceras estomacais e duodenais e outras perturbações gastrintestinais; má circulação, hemorróidas e úlceras varicosas; inflamações em geral, inclusive das vias urinárias; artrite, diabete, herpes, aftas, seborréia, micose, etc. Seu emprego, entretanto, não deve substituir cuidados médicos ou de profissionais de saúde.
Como se usa:- Ingerir 20 gotas de Extrato de Própolis, diluídas preferentemente em água ou mel, até 4 vezes ao dia, conforme seja para prevenção ou como auxiliar no combate a processos infecciosos ou degenerativos manifestos. Crianças tomam a metade da dose e bebês 1/4. Utilizando-se o Mel com Própolis, cada colher de sopa corresponde a uma dose. Externamente pode-se usar o Extrato de Própolis puro, como anticéptico e cicatrizante, em cortes e feridas, ou uma solução do Extrato em água (1 a 3 %) no couro cabeludo e nas mucosas. Para acnes, assaduras, micoses, manchas, picadas de insetos, verrugas, etc., aplica-se a Própolis em creme ou gel 3 vezes ao dia.
Importante:- Não são conhecidas restrições importantes ao uso de Própolis desde que obedecidas as dosagens e a periodicidade recomendadas. O uso em doses elevadas não é mais eficaz e poderá causar indisposição gástrica. Não se recomenda o uso por períodos prolongados e ininterruptos. A Própolis não possui contra-indicações, exceto por hipersensibilidade aos seus componentes, caso em que o uso deve ser interrompido. Não trocar de frasco; não expor à luz solar direta; não colocar na geladeira; guardar em lugar fresco - condições em que mantém suas melhores qualidades indefinidamente.