Pólen - Um super alimento.

O que é:- O Pólen é um fino pó amarelado encontrado nos estigmas das flores, fazendo parte da sexualidade das plantas como seu elemento masculino. Levado pelo vento ou pelos insetos até as partes femininas da flores, dá origem a frutos e sementes. Para as abelhas ele é alimento de importância vital, pois é dele que retiram quase to-dos os nutrientes que precisam. É insubstituível na alimentação da cria, na produção da geléia real e da cera, entrando também na composição da Própolis. Elas o coletam agregando-o em forma de pequenas bolotas que levam até a colméia em suas patas traseiras. Para consumo humano essas bolotas de Pólen, retidas nos “apanha-pólen” dos apicultores, são desidratadas e limpas de impurezas, servindo como complemento alimentar de composição complexa e elevado poder nutricional. Do ponto de vista ecológico, a coleta de Pólen realizada pelas abelhas é também muito importante pois promove a fecundação das flores, sem a qual a reprodução de inúmeras espécies estaria comprometida, além de melhorar a produtividade de grãos e frutos cultivados comercialmente.
O que contém:- No Pólen se encontram a maioria das vitaminas e sais minerais, pelo menos 18 tipos de aminoácidos além de hormônios, enzimas e substâncias antibióticas. Contém, em média, 25 a 42% de Glicídios, fontes naturais de energia, excelente para atletas, crianças e pessoas debilitadas; de 1 a 14% de Lipídeos, ácidos graxos insaturados, dentre eles o linoléico, linólico e araquidônico, todos essenciais ao ser humano; de 11 a 29% de Proteínas, qualitativamente superiores às encontradas na carne , no queijo e nos ovos; de 1 a 8% de Sais Minerais, dentre os quais potássio, manganês, silício, cálcio, fósforo, sódio, enxofre, cobre e ferro, que desempenham funções importantes no organismo e fazem parte de numerosas reações que regulam o metabolismo celular; de 10 a 13% de Aminoácidos Livres, compostos orgânicos que atuam como elementos nutritivos e agentes terapêuticos, dentre eles Ácido aspártico, Ácido glutâmico, Alanina, Arginina, Cistina, Glicina, Histidina, Leucina, Isoleucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Prolina, Serina, Treonina, Triptofano, Tirosina, Valina. São as seguintes as Vitaminas encontradas no Pólen: Vitaminas do complexo B (exceto B12), Pró-vitamina A; Vitaminas C, D, E, P, H, todas muito importantes para o perfeito funcionamento do nosso organismo. Contém ainda Enzimas, indispensáveis às reações químicas do organismo e na digestão dos alimentos, liberando as vitaminas, os minerais e aminoácidos que nos mantém vivos e saudáveis. O teor de umidade do Pólen pode variar de 3 a 8%.
Para que serve:- O Pólen das flores, recolhido pelas abelhas, faz parte da categoria dos superalimentos. É um poderoso suplemento alimentar e estabilizador do equilíbrio orgânico, indicado também nas mais variadas disfunções: Em pessoas deprimidas, estressadas, atua como um reanimador e estimulante natural; auxiliar importante no tratamento da anemia e estados carenciais; reforça os meios de defesa do organismo; intelectuais terão no Pólen um poderoso aliado no combate à fadiga mental, com a melhora da atividade cerebral e o favorecimento da memória; atua a nível hepático favorecendo o metabolismo das gorduras e equilibrando o colesterol; o alto teor em nutrientes básicos e baixo valor calórico do Pólen ( em média 2,7 calorias em 10 g, equivalente a uma colher de sopa), fazem dele um excelente suplemento alimentar em dietas de emagrecimento; age harmonizando as funções intestinais, tanto em casos de prisão de ventre como na diarréia, especialmente nos casos de colite. Por suas propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias, é indicado nos casos de hipertrofia da próstata; homens e mulheres podem ter seu interesse e desempenho sexuais melhorados; é um perfeito complemento alimentar para atletas por fornecer grande quantidade de energia instantânea, favorecendo também a formação da massa muscular; atua como neutralizante dos radicais livres, que aceleram a degeneração celular, combatendo o envelhecimento precoce; gestantes e, especialmente, lactantes podem se beneficiar bastante consumindo Pólen; pessoas hipertensas ou propensas a hemorragias, varizes e outros distúrbios circulatórios devem consumir Pólen, diabéticos inclusive.
Como se usa:- O Pólen pode ser consumido ao natural, antes das principais refeições, como também ser adicionado ao mel, iogurte, frutas, suco, requeijão, leite ou tomado com água. Pessoas de qualquer idade e condição podem usá-lo, exceto em caso de insuficiência renal crônica. Usa-se de 1 a 3 colheres de sobremesa ao dia. Atletas em atividade podem usar quantidades maiores. Para crianças pequenas basta 1 colher de sobremesa ao dia. O sabor e a cor dos grânulos de Pólen variam de acordo com a origem floral, podendo ir do branco até o castanho escuro, sendo mais comuns os em tons de amarelo. Às vezes pode ser um pouco amargo, o que em nada diminui suas propriedades, até podendo-se supor o contrário.